CURIOSIDADES
Os cupins são insetos sociais, que vivem única e exclusivamente a procura de celulose para manter sua colônia, ele são basicamente cegos e se guiam através de feromônios e calor.
Na época de acasalamento (meses de agosto à final de outubro) isso dependendo do calor, os casais de reis e rainhas se juntam formando um novo ciclo de vida. Em uma colônia de cupins existem diversos indivíduos com funções diferentes (castas): operários, soldados e reprodutores.
Os operários são responsáveis pela alimentação da colônia e pelo cuidado com a cria.
Os soldados são responsáveis pela defesa da colônia.
Os reprodutores são o rei e a rainha que permanecem juntos no cupinzeiro e são responsáveis pela reprodução da colônia. A rainha é caracterizada por desenvolver uma hipertrofia abdominal, aumentando o seu tamanho em relação ao rei.
Existem grupos diferentes de cupins: - Criptotermes brevis que são os cupins de madeira seca, que tem como característica principal a não formação de ninhos, só atacam madeira seca, são hidrofóbicos, fazem túneis dentro destas madeiras, geralmente as colônias são bem pequenas. - Os sinais de infestação só acontecem, quando a madeira está quase toda destruída. - Coptotermes havilandi, Coptotermes gestroi e Heterotermes sp. que são os cupins de solo, e tem como algumas de suas características a formação de ninhos no solo,pendurados em alguma estrutura de madeira (telhado) ou porão, possuem uma quantidade imensa de indivíduos, a colocação de ovos pela rainha é diária e constante (dependendo da colônia, mais de quinhentos ovos por dia). - Nasutitermes sp. são os cupins arbóreos, que preferem se alimentar de madeira ainda viva, geralmente faz seu ninho em árvores. Podem atacar construções da mesma forma que o Gênero Coptotermes sp. Os ninhos também possuem grande quantidade de indivíduos. - Syntermes sp. são os cupins, que fazem seus ninhos no solo muita das vezes em forma de olheiros, agem parecido com as formigas cortadeiras, pois preferem folhas e material orgânico acumulado no substrato. São conhecidos por afetar diretamente algumas plantações.- Cornitermes sp. e os Procornitermes sp. são os cupins de montículo, que são muito comuns em fazenda onde existem uns dois a quatro montículos por metro quadrado, por causa deste evento, as plantações e vegetações rasteiras sofrem demais pois esses se alimentam principalmente de raízes.
A características básica que difere o Cornitermes sp. para o Procornitermes sp., é que o primeiro, faz seu montículo com uma forma estrutural rígida, geralmente é bem alto e o segundo, o montículo além de ser baixo, a estrutura parece um olheiro de formigas.
Uma das curiosidades dos cupins é que na verdade, o cupim se alimenta da madeira por causa da celulose, como a celulose é um açúcar de difícil digestão até para os cupins, existe em seu aparelho digestivo um protozoário (triconinfa) que faz esse papel em quebrar a celulose em glicose para o cupim então se alimentar. Esse é um dos casos mais clássicos de mutualismo no reino animal.
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Fazer o tratamento preventivo de todas as peças de madeira dentro da edificação.
Em locais com uma grande incidência de cupins, evitar o máximo possível uso de madeira e produtos a base de celulose, fazer uma prevenção (barreira química / sistema de monitoramento) em torno da edificação.
Em caso de infestação, chamar empresa especializada em controle de pragas.
OBS: Evite usar os produtos de uso livre pois eles costumam mascarar a realidade (só mata na hora e não possui nenhum residual).
MEDIDA DE CONTROLE DA EMPRESA
A metodologia mais usada por muitas empresas é a micropulverização de superfície em madeiras e nas estruturas afetadas utilizando inseticida cupinicida. Existe também a realização de barreira química que se baseia na perfuração do solo ou estrutura e infiltração de inseticida cupinicida.