CURIOSIDADES
As moscas são um dos insetos mais asquerosos que existem pelo simples fato de que pousam em qualquer substrato e se alimentam muitas das vezes de espécies de produtos fecais e em decomposição, algumas espécies também se alimentam de carne. Por este motivo, vinculam muitas doenças para as pessoas.
Seu ciclo evolutivo é completo (holometabólico = ovo –larva – pupa – adulto) e dura em média trinta dias para se concluir. Os ovos das moscas eclodem para virarem larvas geralmente em produtos em decomposição e fecais como já vimos. Depois de algum tempo, a larva deixa o substrato e se enterra no solo formando a pupa e logo em seguida sai na forma adulta.
As moscas possuem uma característica interessante de que seus aparelhos sensoriais (palpos) são muito importante na detecção de alimento, pode-se citar como exemplo a espécie de mosca Musca domestica que em um churrasco, é o primeiro convidado a chegar, por conta do seu aparelho sensorial (palpos).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Geralmente, as medidas de prevenção estão ligadas diretamente na limpeza e higiene dos locais de possíveis criadouros destes insetos.
Embalar sempre o lixo doméstico, não deixar nenhuma sujeira na cozinha, no caso da moradia for perto de lixões ou matadouros, deixar as portas sempre fechadas e utilizar telas nas janelas.
Em caso de infestação, chamar empresa especializada em controle de pragas.
METODOLOGIA DE CONTROLE PELA EMPRESA
Fazer a micropulverização com inseticida residual nas paredes e teto das edificações e nas áreas vicinais afetadas por moscas. Pode-se fazer aplicação de iscas granuladas com feromônios sexuais para atrair e matar uma quantidade alta desses insetos.