CURIOSIDADES
As pulgas são insetos hematófagos (se alimentam de sangue), são muito pequenas e a espécie mais popular é a Pulex irritans, conhecida como pulga doméstica.
A pulga se alimenta de animais de sangue quente, tem o ciclo reprodutivo completo (holometabólico: ovo – larva – pupa – adulto). O que acontece comumente no seu ciclo é que a pulga (fêmea) coloca seus ovos em animais e/ou no homem, conforme dá uma coceira grande, os ovos que não ficaram bem aderidos na superfície da pele acabam caindo no chão, dessa forma, os ovos que encontrarem condições propícias para o seu desenvolvimento eclodirão e se transformarão em larvas. Essas larvas geralmente se encontram em frestas no chão, tapetes, mantas e se alimentam de restos orgânicos (fezes de pulgas adultas e fezes de cães). No próximo estágio se transformam em pupa (casulo) no qual são muito resistentes a produtos inseticidas. Quando acaba esse estágio, a pulga se torna adulta consumindo sangue de outros animais e iniciam um novo ciclo de vida. O ciclo completo da pulga se dá até a fase adulta em 30 dias.
As pulgas podem vir a transmitir alguns parasitos ao homem e animais domésticos.
Outras espécies combatidas normalmente são: - Xenopsylla cheopis (transmite a peste Bubônica); - Ctenocephalides canis (parasitam os cães); - Ctenocephalides Felix (parasitam os gatos).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO
Geralmente, as medidas de prevenção estão ligadas diretamente na limpeza e higiene dos locais de possíveis criadouros destes insetos.
Manter frestas fechadas, fazer o controle de roedores, fazer o tratamento de animais domésticos com veterinário e não se esquecer do uso do aspirador de pó para aspirar a casa toda.
Em caso de infestação, chamar empresa especializada em controle de pragas.
METODOLOGIA DE CONTROLE PELA EMPRESA
Fazer a micropulverização de inseticida de ação fulminante e residual em toda a Superfície (chão, rodapés, frestas, porão, quintal, etc.) sempre começando de dentro para fora da edificação, se for preciso será feita a utilização de UBV (ultra baixo volume) dentro e fora do imóvel.
O procedimento da micropulverização poderá ser refeito outra vez, pois no estágio de pupa (casulo), a pulga se torna muito resistente ao inseticida.